quarta-feira, abril 14, 2010

DIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Monteiro Lobato valorizou a leitura e influenciou fortemente o mundo literário com suas histórias maravilhosas que encantaram o público infanto-juvenil. O adulto de hoje ainda lembra as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa e Rabicó, além de outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Lembramos também as comédias vividas por Jeca Tatu, o caipira preguiçoso e anêmico. Em homenagem a esse homem que disse que "um país se faz com homens e livros", que o dia 18 de abril ficou marcado como o Dia da Literatura Infanto-Juvenil.

Assim como Monteiro Lobato, outros escritores escreveram para crianças e jovens: Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Vinícius de Moraes, e mais recentes, os também brilhantes: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Pedro Bandeira, Maria Clara Machado, Marina Colasanti, Bia Bedran, Lúcia Fidalgo e outros.

Não podemos confundir esse dia com o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de Abril, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia.

Repare na poesia abaixo, como Cecília Meireles brinca com as palavras formando uma linda aliteração.


BOLHAS


Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!

Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!

Olha a bolha na mão
que trabalha!

Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha.
Olha a bolha!

Olha a bolha
que molha a mão do menino.

A bolha da chuva na calha!

Nenhum comentário: