quinta-feira, maio 01, 2008

Monteiro Lobato


1882 18 de abril nasce em Taubaté, São Paulo, José Renato Monteiro Lobato, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro lobato. ( Mais tarde, ele mudará o nome para José Monteiro Lobato, para poder usar a bengala que herdou do pai, gravada com as iniciais JBML.

1896 Presta exames para o curso preparatório, em São Paulo, onde passa a residir.

1897 Perde o pai e, no ano seguinte, a mãe.

1900 Por imposição do avô materno, o visconde de Tremembé, matricula-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo.

1904 Forma-se em Direito e regressa a Taubaté.

1907 É nomeado promotor em Areias, no interior de São Paulo. Casa-se no ano seguinte com Maria Pureza da Natividade, com quem terá filhos Edgar, Guilherme, Martha e Ruth.

1911 Morre o visconde de Tremembé. Lobato herda a fazenda Buquira, abandona a promotoria e torna-se fazendeiro. (Enfrentará sérias dificuldades, por caus das enchentes, das geadas, etc. Nesse período, esboça a idéia do livrinho, que o tornará famoso, sobre o Jeca Tatu.)

1917 É obrigado a vender a fazenda e ir para São Paulo

1918 Compra a Revista Brasil e funda a primeira editora do país a Monteiro Lobato & Cia., onde começa a publicar seus livros – começando por Urupês, nesse mesmo ano – e os de vários autores nacionais, inclusive os modernistas. (Mais tarde, a editora passará a se chamar Companhia Editora Nacional, já sem a participação de Lobato.)

1919 Publica Cidades Mortas e Idéias de Jeca Tatu. Nos anos seguintes: Narizinho Arrebitado, Negrinha, O marques de Rabicó, etc

1925 A editora vai à falência e Lobato muda-se para o Rio de Janeiro. Passa a colaborar na imprensa carioca.

1926 É nomeado adido comercial em Nova Iorque e parte para os Estados Unidos, onde ficrá por cinco anos. (O progresso norte-americano causa forte impressão em Lobato. De regresso, ele começará a pregar a redenção do Brasil, através de caminhos semelhantes aos daquele país. O essencial de suas impressões sobre aos EUA está no livro América, de 1932.)

1931 Volta ao Brasil e empenha-se em intensa campanha pela exploração do ferro e do petróleo. Apesar de atacado e combatido, investe tudo o que tem numa companhia petrolífera, mas não é bem sucedido. Mais tarde, já durante a ditadura do Estado Novo, o governo federal criará o Conselho Nacional do Petróleo e Companhia Siderúrgica Nacional.) No mesmo ano de 1931, PUBLICA REINAÇÕES DE NARIZINHO.
1936 Publica O Escândalo do Petróleo. Continua sendo atacado e perseguido, pela insistência com que defende seus ideais nacionalista(Em 1941 passará três meses na prisão.)

1943 Com Caio Prado Jr., funda a Editora Brasiliense, que em 1945 lançará as suas “Obras Completas”, em duas séries: “Literatura Geral”, em 13 volumes, e “Literatura Infantil”, em 17 volumes.

1946 Muda-se para a Argentina, onde se dedica a atividades editoriais. Seus livros, principalmente os infantis, são traduzidos e editados no vizinho, com grande êxito de público.

1947 Regressa ao Brasil

1948 Falece, no dia 4 de julho, vítima de colapso vascular.


Bibliografia: Acervo SPAsophia Cultura & Arte – Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato; Editora Brasiliense

Nenhum comentário: