quinta-feira, dezembro 20, 2007

Café com sabor de Trovas

No dia 12/12/07 houve, na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, o encontro "Café com sabor de Trovas", referente ao lançamento do jornalzinho informativo da primeira Delegacia de Trovadores de Angra dos Reis, presidido pela Srª Maria Helena Ururahy da Fonseca. O encontro contou com a presença dos membros fundadores, os quais declamaram suas trovas de Natal, lançadas no informativo, e convidados. Parabéns para todos nós por mais esta conquista do setor da arte e cultura em Angra dos Reis.
E já que estamos falando de poetas, que tal uma pitada de Mário Quintana, com esta poesia sensacional em que ele diz que assim como a evocação da reza, um belo poema também nos aproxima de Deus. Isto me faz refletir sobre uma questão: não é a religião que nos aproxima de Deus e sim o que fazemos no decorrer de nossas vidas, e, sem dúvida, fazer poesia é uma forma de entrar na mais bela sintonia com o Ser Supremo.
"SE EU FOSSE UM PADRE (Mário Quintana)
Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
__muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,
não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,
Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!
Porque a poesia purifica a alma
...e um belo poema __ ainda que de Deus se aparte __
um belo poema sempre leva a Deus!

Nenhum comentário: