sábado, março 03, 2007

AFINAL, O QUE É FELICIDADE?




Por: Denise Fonseca

Muito se tem discutido sobre o que realmente é a felicidade, e até hoje, pouco se descobriu, ou nada. Ninguém encontrou uma resposta definitiva, concreta, considerada como verdadeira e absoluta, que pudesse satisfazer todos os afoitos em saber o sentido dessa palavrinha mágica, ou, desse sentimento tão cobiçado e pouco conhecido. Muitos falam que é um estado de espírito; outros falam que é a realização de todas as nossas necessidades, em todos os fatores de nossa vida, como: ter um bom trabalho, com um bom salário; uma casa, uma família; ter bens materiais; fama, sucesso e poder; inexistência de problemas; um amor; ajudar o próximo etc. Somando tudo isso, seria possuir um conjunto formado pelo material, emocional e o espiritual, este último muitas vezes não reconhecido por alguns estudiosos do assunto.
Segundo Abraham Maslow, o ser humano vive para satisfazer suas necessidades, que ele classificou em uma pirâmide. O objetivo é chegar ao topo (auto-realização), quando o indivíduo atingiria a plenitude de sua vida, tendo todas as suas necessidades atendidas.
É a busca da satisfação dessas necessidades que motiva as pessoas a seguirem em frente, galgando os vários degraus da existência. Perece uma busca interminável, porque assim que uma necessidade é satisfeita, surge outra. Fica o desafio então, se chegarmos ao topo – auto-realização, alcançaremos a tão sonhada felicidade? E o que acontece depois? Paramos?
Podemos achar que a felicidade não é desse mundo, pois parece algo inatingível. Acredito que antes de atingirmos algo que parece transcendental, devemos praticar o autoconhecimento (“conhece a ti mesmo”- Sócrates). Na verdade, a vida não é um problema, é um desafio e somos nosso maior desafio. Não sabemos ainda por que estamos aqui e para que. Como então podemos desvendar os mistérios de tão intensa plenitude? Em vez de ficarmos achando que a felicidade se encontra em fatores externos, não deveríamos olhar para dentro de nós, acreditando que é lá que estão as respostas para nossas aflições, angústias e insatisfações? Como disse Thomas Hardy: “A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” E você, já encontrou sua felicidade?

Nenhum comentário: