No último dia da Flip 2009, às 10:30 hr, aconteceu a palestra "Como a cultura desenha a cidade", na tenda dos autores, que reuniu o secretário de Desenvolvimento Social de Medellín - Colômbia, Jorge Melguizo Posada; o diretor executivo do Instituto Sou da Paz, de São Paulo, Denis Mizne e o secretário municipal de cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil. O tema discorreu sobre políticas urbanas - ocupação urbana - bem-sucedidas, com destaque para as ações educacionais, como a formação de bibliotecas, iniciativas culturais e de inclusão social. Jorge Melguizo Posada falou e mostrou as bibliotecas cidadãs, grandes parques bibliotecas, implantadas com sucesso em diversas regiões consideradas violentas e com problemas sociais, em Medellín. Carlos Augusto Calil falou da experiência dos ônibus-bibliotecas implantados em São Paulo. Denis Mizne comentou sobre a importância de transformar os espaços vazios, ou, terrenos baldios em espaços culturais de convivência, através do diálogo com a população, para conhecer suas reais necessidades. Neste processo, trabalham juntos: arquitetos, educadores e a população; e durante a transformação física, formam-se grupos para gerir o espaço, quando pronto.
Todos concordaram que, o que fomenta os projetos sociais e culturais é a importância da convivência e que a cultura é o ponto principal para a inclusão social.
Grande momento de conhecimento e lamentável que não houve tempo para responderem as perguntas da plateia, o que tornaria o debate muito mais abrangente, participativo e interessante.
Por: Denise Fonseca
Foto: Carmen Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário