segunda-feira, janeiro 29, 2007

EGITO FASCINANTE

POR: Denise Fonseca

O Egito é o 2º maior país da África. Em 3000 anos o Egito foi governado por 30 dinastias. Essas famílias se mantinham no poder através de casamentos de mãe e filho, irmãos e irmãs, tios e sobrinhas etc. De um fato todos sabemos, sem a existência do rio Nilo e o fenômeno das cheias das chuvas todos os anos, o Egito seria hoje apenas a parte oriental do Saara, provavelmente desabitada. Enquanto o Nilo, o 3º rio maior do planeta, com cerca de 6500 km de comprimento é considerado o solitário deus da fertilidade pelos egípcios, são as monumentais pirâmides que atraem multidões até hoje, devido ao misticismo que as envolvem.
As pirâmides foram construídas com o propósito de servirem de túmulos para os faraós. Como os faraós eram enterrados com grande riqueza, as pirâmides passaram a ser alvo de ladrões e a idéia megalomaníaca de suas construções foi abandonada. Os egípcios acreditavam que a vida continuava após a morte e que o espírito continuava vivendo. Por isso, era necessário conservar o corpo. Assim, desenvolveram o costume de mumificar seus cadáveres. Junto a eles se colocava nas tumbas, vestidos, alimentos, móveis, pinturas, além de jóias e objetos valiosíssimos.
A Grande Pirâmide, o túmulo do faraó Quéops, com 140 m de altura, construída com 2,3 milhões de blocos de pedra é a mais velha das sete maravilhas do mundo. O Egito era um país politeísta, adorava a vários deuses, alguns em formas de animais e outros zoomórficos, com forma de humanos e animais. Akhenaton, que reinou por 17 anos entre 1379 e 1362 a. C. fundou uma nova religião monoteísta, em que deveriam adorar ao deus Aton. Depois de sua morte, seu filho Tutankamon, reimplantou o politeísmo, manipulado pelos sacerdotes.
Quem construiu as pirâmides? Provavelmente mentes brilhantes e corpos fortes. Naquela época já existiam astrônomos e arquitetos. Os trabalhadores braçais, aos montes, faziam o trabalho pesado. As principais pirâmides são: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Ramsés II- foi o maior dos faraós. Era acompanhado de seu leão de estimação. Governou por cerca de 66 anos no séc. 13 a C. Teve 90 filhos com várias esposas, dentre irmã e filhas. Matou inimigos e venceu batalhas por conta própria.

Tutankhamon – assumiu o trono com 10 anos e uma década depois morreu de forma misteriosa. Sua tumba foi descoberta em 1922 e ainda envolve mistérios. Um deles é que na ocasião da descoberta de sua cripta, encontraram uma trilha de tesouro deixada por ladrões, que parece, fugiram quando estavam saqueando sua tumba no Vale dos Reis. Não se descobriu o por quê...

Deuses egípcios: Amon-Ra – deus solar; Osíris – deus do bem; Ísis – deusa mãe; Horus – deus do sol nascente; Set – deus do mal; Thot – deus da sabedoria; Anúbis – deus da embalsamação, guardavam as tumbas; Bastet – deusa-gata; Nut – deusa do firmamento divino.

Fontes: National Geographic- Tesouros do Egito –Ed especial ; A Magia do Egito – Nilo, dádiva dos deuses, Ed. Escala.

Nenhum comentário: