Este é um espaço destinado ao lazer e bem estar de nossa mente, onde podemos dialogar sobre assuntos relacionados à cultura, arte, filosofia e atualidades, para o engrandecimento de nosso conhecimento e espírito.
sábado, outubro 28, 2006
PORTAL DA IMAGINAÇÃO
( 29 de Outubro Dia Nacional do Livro)
(Carmen Amazonas)
O Livro é um instrumento intelectual que se adapta às emoções, expectativas e necessidades de conhecimento e entretenimento.
Todos têm um papel fundamental no desenvolvimento de um livro: o autor que o compõe deixando ali registrados seus anseios, sonhos, frustrações e informações, sua experiência e o leitor que aprecia e é um crítico natural. O bibliotecário, tão carinhoso e cauteloso ao coletar, organizar e indexar as coleções de livros.
Os primeiros escritos eram feitos em tabuletas de argila ou pedra, depois veio o Volumen, um cilindro de papiro que era desenrolado conforme ia sendo lido, dos quais os escritos eram feitos em colunas.
Muitas vezes um cilindro poderia comportar diversas obras, chamando-se assim de tomo, que podia ter de 6 a 7 metros e quando enrolado chegar a 6 cm.
O papiro é parte de uma planta, que era liberada, livrada(latim libere, livre) do restante da planta, originando a palavra líber libri, em latim, tornando-se em português LIVRO. No século a.C. foram encontrados os mais recentes papiros.
Aos poucos foi substituído pelo pergaminho, feito de couro bovino ou de outros animais. O Volumen, também foi trocado pelo formato códex, que era uma junção de páginas, não mais em rolo, sendo então costurado.
Na Idade Média, era considerado objeto de salvação. - Monges copistas: Reproduziam obras em tempo integral. - A escrita se aperfeiçoa surgindo pontuação, letras maiúsculas, índice, gênero, além de outras como a didática. O papel substitui o pergaminho. Surge a impressão no século XIV. Gravação de blocos de madeira de cada página, mergulhando em tinta, transferindo o conteúdo o papel. Surge a máquina impressora.
Na Idade Moderna, em 1455, Johannes Gutenberg cria uma nova técnica de impressão dando início com a Bíblia em latim. Acontece a popularização dos livros. Surge os novos Gêneros: romance, novela, almanaques.
Idade Contemporânea surge as Enciclopédias.
No Século XX surge o Livro Eletrônico; disponíveis através de computadores.
Os Mais Vendidos: 1º - Bíblia e 2º - Guiness Word Book of Records
Ensaios, memórias, romance, novelas, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos, anúncios, bibliografias, dicionários, manual, enciclopédia, guia turístico, didático, relatório. Seja qual for o gênero, o livro faz parte de nossa história, é a própria história viva nos convidando a uma viagem.
Páginas de uma vida
No mundo da imaginação, somos capazes de mergulhar no infinito de um livro onde ganhamos asas a cada página. Vivemos e nos confrontamos com personagens, histórias e conhecimentos. Sem ele seríamos esquecidos, nos faltaria a raiz de toda uma existência. O passado constitui as páginas do presente onde descobrimos o futuro.
Fonte: www.pt.wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário