quarta-feira, dezembro 14, 2011

DEPOIMENTO DE SANNDRA GOMES


     Acredito muito que quando falamos de algo importante e que pode beneficiar a todos é fácil e agradável. O equiíbrio orgânico é algo que vem com o tempo ganhando espaço nos discursos. Ainda não há nas pessoas uma consciência mais profunda da necessidade de se consumir os produtos orgânicos, mas devemos saber que é importante dar qualidade ao nosso consumo diário alimentar e ingerir mais fibras. Buscar a energia dos alimentos, ouvir o seu corpo e buscar alimentos e formas de fazê-los mais corretamente e tirar deles benefícios diários, deixa de ser mito e passa a ser um prazer alimentar. Os exercícios diários também são fundamentais, é preciso alimentar o corpo e a mente com boa alimentação, exercícios e meditação.

     Nossas atrizes, bem como tantas outras que ainda virão, aprendem que é preciso manter uma cadeia alimentícia equilibrada, colaborando para o melhor funcionamento do organismo e da pele. Observar o que estamos ingerindo, com certeza, faz toda a diferença e nos proporciona uma vida mais saudável.

     Obviamente que os alimentos orgânicos, além de caros, são pouco divulgados, o que é uma pena. O que é lamentável é que nosso país bateu o recorde como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.
Pensando nisso, criamos a Mistura Orgânica, produto com inúmeros benefícios, que ajuda no equilíbrio do organismo, oxigenando melhor nossas células e levando um pouco mais de leveza e desintoxicação, através de grãos nobres selecionados.

     Justamente por isso, várias atrizes se mobilizaram a falam com clareza todas suas impressões e sobre os benefícios oriundos de nossos produtos. Vale enfatizar que estamos falando de grãos, cereais, flores, gelatinas, energéticos, todos naturais, sem adição de conservantes, o que nos diferencia dos demais produtos. Temos produtos únicos, somos exclusivos no mercado, com muita eficiência!

     A Mistura Orgânica e a ECO IDEIA estão organizando um workshop para o inicio do ano com várias personalidades abraçando o bem estar e a sustentabilidade.
A gravação do DVD de divulgação dos produtos da Mistura Orgânica, com participação de Letícia Spiller e Shai Almeida, entrevistadas por Jana Morais foi um sucesso e contou com o apoio da ECO IDEIA, uma parceria das empresas SPAsophia Cultura & Arte (Carmen Amazonas e Denise Constantino) e Fiel Produções (Mariane Arantes), que estiveram pessoalmente acompanhando toda a gravação e saboreando os deliciosos pratos preparados.  Juntas, nos dedicamos a um futuro mais saudável e sustentável!

Edição de texto: Denise Constantino

MISTURA ORGÂNICA E LETÍCIA SPILLER

Carmen Amazonas (SPAsophia Cultura & Arte) e Mariane Arantes (Fiel Produções) estiveram, no dia 10 deste mês, na residência de nada mais nada menos que Letícia Spiller, em Itanhangá (RJ), a convite de Sanndra Gomes, proprietária da empresa “Mistura Orgânica”, para a gravação de um vídeo de divulgação de seus produtos. Sanndra Gomes é angrense, já há algum tempo morando no Rio de Janeiro, e vem se dedicando ao estudo de produtos naturais e nutritivos para uma alimentação mais saudável e tem alguns artistas como clientes cativos, como o caso de Letícia Spiller. Junto ao filho Cristiano, Sanndra Gomes preparou uma chamativa, saborosa e equilibrada refeição que todos compartilharam em uma tarde agradável e descontraída. Foram saladas variadas com frutas e pratos compostos de camarão, peixe e frango. A sobremesa foi um “Friz de abacaxi a La Cristiano”, que é um manjar dos deuses. Tudo faz parte do vídeo onde a apresentadora Jana Morais conversa com as atrizes Shai Almeida e Letícia Spiller, e com Sanndra Gomes, que deram seus depoimentos sobre os produtos da “Mistura Orgânica” e seus benefícios para a saúde, enaltecendo a importância da alimentação saudável e da qualidade de vida. Letícia Spiller é amiga há nove anos de Sanndra Gomes e recebeu a todos com muito carinho em sua residência.
O vídeo tem o apoio da ECO IDEIA, que é uma parceria da SPAsophia Cultura & Arte e Fiel Produções e estará na internet nos próximos dias e cujo piloto será entregue a algumas emissoras para despertar interesse em criar um programa. Vale a pena conferir no site http://misturaorganica.com.br.
Pegando carona no lançamento deste DVD, a ECO IDEIA e a Mistura Orgânica estão preparando um workshop para acontecer no início do ano e que terá a presença das atrizes que participaram da gravação e que ajudam a divulgar os produtos com seus depoimentos e apoio incondicional. Aguardem. 

segunda-feira, novembro 21, 2011

PAPIRUS INDIANOS


   KARIN CZECH, escritora polonesa, que veio lançar seu livro “Papirus Indianos” na Livraria Nobel, no Shopping Pirata’s, em Angra dos Reis, no dia 18 deste mês, proporcionou a todos os presentes uma viagem transcendental à Índia. Para completar a tarde, estiveram presentes como apoiadores do evento, CEBETH, por Elisabete e alunas, que aplicaram massagem Ayurvédica; Celina do Espaço Shakti Yoga e Bruno Marques e Alexandra Nóbrega, que fizeram uma leitura dramatizada belíssima, encantando a todos. O espaço, muito agradável e aconchegante teve o paisagismo da Baluarte (Nívea) e decoração indiana para favorecer o clima.
   Karin Czech compartilhou com os presentes, que se sentaram em círculo sobre mantas e almofadas coloridas, as experiências que viveu em sua viagem pela Índia, que é o assunto do livro “Papirus Indianos”. Ela, que trabalha como Life-Coach e administra cursos de técnicas complementares de autocura, compartilhou seu vasto conhecimento de meditação e de autoconhecimento em trabalho de grupos. Quando Karin terminou de relatar suas experiências de autoconhecimento, era visível no semblante de cada espectador a leveza característica de um momento meditativo de uma viagem interior. Karin falava devagar, olhando nos olhos de cada um, misturando inglês ao seu português carregado de sotaque alemão.
   A agradável tarde foi uma realização da Livraria Nobel, de propriedade do simpático casal Eduardo Cerqueira e Ana Carolina, com produção de SPAsophia Cultura & Arte (Carmen Amazonas) e Fiel Produções (Mariane Arantes), com os apoios do Fazendão das Carnes (Rosângela), Tavares Imóveis (Wallace e Sérgio), http://www.japuiba.com.br/, Pousada da Figueira e do desenhista Ricardo Alexandre, que fez os desenhos de Ganesha, Krishna e Hanuman. Agradecimentos especiais às simpáticas proprietárias da Pousada da Figueira, Margarida Bezerra e Maria, que hospedaram com toda afetuosidade a autora e sua convidada, a simpática suíça Bárbara, e além disso, nos recepcionou em sua agradável e bela pousada para a confraternização de fechamento do encontro.

O livro “Papirus Indianos”, alguns autografados, está sendo vendido na Livraria Nobel (3365-5344), no Shopping Pirata’s. Não percam esta viagem em busca de si mesmo.

Denise Constantino

terça-feira, novembro 15, 2011

LANÇAMENTO do livro "Papirus Indianos" - Karin Czech



Dia 18/11/2011, das 14h às 18h, acontecerá na Livraria NOBEL, no Shopping Pirata's, uma tarde agradável e zen, onde a escritora polonesa Karin Czech, atualmente residindo em São Paulo, estará autografando, às 16h, seu livro "Papirus Indianos", publicado inicialmente na Alemanha, em 2010, tendo obtido ótima repercussão nacional.

A tarde de autógrafos também contará com atividades terapêuticas, como: yoga, massoterapia, desenho, leitura dramatizada e dança do ventre.

O livro "Papirus Indianos", que estará à venda no local, retrata as experiências fascinantes da autora em sua viagem à Índia, ao deserto de Thar e ao rio Ganges, onde testemunha uma profunda transformação através de encontros cármicos que proporcionam recordações de vidas passadas, revelando um amor eterno.
O evento é uma realização da Livraria Nobel, em parceria com a SPAsophia Cultura & Arte e Fiel Produções.
APOIO: BALUARTE; CEBETH; ESPAÇO  SHAKTI YOGA; FAZENDÃO DAS CARNES, POUSADA DA FIGUEIRA; WWW.JAPUIBA.COM.BR; TAVARES IMOVÉIS; RICARDO ALEXANDRE; BRUNO MARQUES E ALEXANDRA NÓBREGA.
AGUARDAMOS  TODOS VOCÊS

terça-feira, novembro 08, 2011

DIA DA CULTURA EM ANGRA DOS REIS

O Dia da Cultura foi comemorado com toda diversidade cultural que ela merece. O evento começou na sexta-feira com um espaço literário, que teve a presença da biblioteca municipal expondo livros e contando história. Silvia Alice, sócia do Ateneu Angrense de Letras e Artes, também contou suas histórias, fazendo com que as crianças interagissem como personagens. Teve também a Oficina de Desenho com Ricardo Alexandre, apresentando desenhos como o Herói Coquinho em cenários como a Igreja do Carmo, o Teatro Municipal, as Ilhas Botinas, e o Cais de Santa Luzia. Logo depois, teve a apresentação da Cia Kadochi e para encerrar a noite, apresentação de capoeira. O sábado começou com um espaço literário e de tarde houve mais contação de história com Silvia Alice e Glauter Barros que apresentou seu CD, lançado recentemente. A seguir, houve a apresentação da Companhia de Teatro Parceiros, com uma esquete sobre a cultura negra; sarau de poesia; apresentação de dança e o grande desfecho da noite com a Ciranda de Tarituba, que colocou todos para dançar do lado de fora da Casa Larangeira. A realização das comemorações do Dia da Cultura, que aconteceu dias 4 e 5 de novembro, foi do Ateneu Angrense de Letras e Artes, tendo como organizadores, Bruno Marques, Carmen Amazonas e Severino Belló. A Fundação de Cultura de Angra dos Reis apoiou o evento.

sexta-feira, outubro 21, 2011

FITA 2011

A Festa Internacional de Teatro de Angra dispensa comentários. É a festa mais esperada em Angra dos Reis e como todo ano, é um espetáculo. Três Homens Baixos, com Francisco Cuoco e Anselmo Vasconcellos, abriu a festa causando muitas gargalhadas com o mundo e o vocabulário de três amigos de infância (baixos - no pior sentido da palavra) que se encontram em um bar para "lavar roupa suja" de anos e anos de convivência. Outside mostrou o divertidíssimo André Mattos e Letícia Spiller soltando a voz nas fantásticas cancões de David Bowie. A Agonia do Rei nos deu a oportunidade de ver ao vivo o talento dramático do grande ator Ednei Giovenazzi. No final da peça, tivemos o prazer de ver o nosso presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Dr. Érico da Fonseca, subir ao palco para entregar flores e cumprimentar os atores, em especial Ednei Giovenazzi e a ascendente Nathália Dill. Gostei muito da empregada do rei, muito divertida e expressiva.

Por: Denise Constantino

quinta-feira, outubro 20, 2011

VI Atividade Literária do AALA

      A SPAsophia Cultura & Arte esteve se fez presente na VI Atividade Literária Escolar, realizada pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes (AALA), no dia 18 do corrente mês, na Casa Larangeira, que teve a presença de representantes da Transpetro e da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Isso porque um dos premiados, Lucas do Nascimento Ferreira, 13 anos, morador e estudante (E.M. Tereza Pinheiro de Almeida) no bairro Japuíba era frequentador assíduo da biblioteca da SPAsophia Cultura & Arte, que funcionou nesse mesmo bairro, entre 2007 e 2010. Ele está sendo um dos destaques da escola no quesito criação literária e nos orgulhou muito ouvi-lo dizer que aprendeu a ler e criou gosto pela leitura e escrita devido as suas idas a SPAsophia, onde ele participava das diversas atividades que aconteciam lá.
      A VI Atividade Literária do AALA contou com a presença de aproximadamente cem alunos das escolas municipais que participaram da atividade escolar, além de professores e familiares. Além da premiação, aconteceram declamações de poesias e apresentação musical.

terça-feira, outubro 11, 2011

MOSTRAS DE DECORAÇÃO

     Decoração também é arte. E para quem gosta de arte e decoração, uma opção imperdível é a mostra da Casa Cor, que está acontecendo no Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo. O próprio palacete já é uma obra de arte e quando chegamos, já ficamos imaginando o que nos aguardava lá dentro. Do lado de fora, podemos apreciar os jardins, criados por paisagistas famosos, inclusive o de Paula Bergamin, proprietária da Eco Garden, de Angra, que estava magnífico e aconchegante.
     Do lado de dentro, o deslumbramento nos invade. Designers transformaram espaços em situação precária em agradáveis ambientes, como: sala de estar, sala de banho, suíte de hóspede, quarto da moça, quarto do rapaz, quarto do bebê, chapelaria, escritório, cozinha, copa, etc. Tudo com muita criatividade e requinte para todos os gostos, do clássico, retrô ao contemporâneo.
     A mostra Morar Mais por Menos, que acabou dia 9 de outubro, apresentou outra proposta: aproveitamento de espaços pequenos e reaproveitamento de materiais rejeitados, mas também com muita criatividade e bom gosto. Em cada ambiente havia alguma proposta sustentável. Por exemplo: havia uma cabeceira de cama feita de jornal prensado; uma escrivaninha que virou base para cooktop; baldes e garrafas que foram transformados em luminárias pendentes e muitas outras ideias sensacionais e surpreendentes.
     Saímos de lá impressionadas e com um desejo comum a todos que têm o privilégio de visitar a mostra: reformular toda a casa.

terça-feira, agosto 23, 2011

segunda-feira, agosto 22, 2011

"Lixo" VIRA ARTE - ECO IDEIA

Pintura de A. Cássia. Poesias no interior de Ana Maris e Denise (história de Angra)
Aquisição: (24)9225-7705 - Carmen

PAPEL SEMENTE

O papel semente pode ser plantado após o uso. Você pode fazer cartões, convites, folhetos e outros com ele. Em vez de jogá-los fora, plante-os e nascerá uma flor ou uma hortaliça.
Aquisição: (24)9225-7705- Carmen 

SUCESSO no 1ª SALÃO SUSTENTÁVEL de Festas e Serviços da Costa Verde


            O 1º Salão Sustentável de Festas e Serviços da Costa Verde, realização da  SPAsophia Cultura & Arte e Fiel Produções agitou o Clube Comercial, em Angra dos Reis, nos dias 18 a 21 de agosto. Estiveram presentes empresas do ramo de festas, como: Festa & Cia (Maitê); Magia da Criança (Roseli), que também levou uma cama elástica que fez as crianças gastarem energia; Eliane Festas; Cenário Festas Infantis (Marcelo e Carmen); Casa da Festa, que cedeu uma mesa montada de jantar muito requintada; WM – som, palco e iluminação; além da Kecris- sorvetes e picolés; Tatoo Art Legal (tatuagem temporária para festas e eventos); Aquariomania, que distribuiu peixinhos para as crianças; CEBETH- Centro de Estética, Beleza e Estudos de Terapias Holísticas, que maquiou as mulheres presentes, deixando-as belas com os produtos cedidos pela Belíssima Cosméticos e Perfumaria; o artesanato da Secretaria da Ação Social; os pães de mel deliciosos da Rita Pães de Mel e Bem Casados; tudo no meio da bela decoração paisagística, cedida pela Baluarte Paisagismo.

            A abertura ficou por conta de Débora Aranha, profissional do INEA, que falou sobre Sustentabilidade em Eventos e deu uma verdadeira aula sobre como podemos colaborar para não contaminar tanto o meio ambiente, quando realizamos uma festa. Dentre as muitas recomendações, citamos: nos eventos pode-se fazer campanha da área ambiental, o que, certamente, atingirá o público presente; usar papel reciclado em folhetos e cartazes; usar utensílios de vidro, ao invés de descartáveis; utilizar brindes feitos de material reciclado, como por exemplo, de caixas de leite Tetra Pak; utilizar duas lixeiras, uma para recicláveis e outra para não-recicláveis e atuar junto à cooperativas de catadores.
            Durante todos os dias houve oficinas que foram disputadas pelo público: balões decorativos, com a Art-Latex, cuja a supervisora comercial Jocilaine Teixeira e a instrutora Helena Veillard vieram do Rio de Janeiro, exclusivamente para brindar o evento; chocolate; pintura em madeira e biscuit dada pelas oficineiras da Secretaria de Ação Social de Angra dos Reis, além da presença do caricaturista Ricardo que fez enorme sucesso entre a garotada e reaproveitamento alimentar, realizada pela Secretaria de Educação de Mangaratiba, representada por Cecília, que também vendeu pães e bolos deliciosos, feitos de alimentos reaproveitados, como o pão de casca de abóbora, levíssimo. Esteve também presente o produtor Manoel Quirino com seu licor e geléia produzidos na região. 
            O Grupo Amistad esteve presente prestigiando o público com suas agradáveis composições, no dia 19. Dia 19 teve também a recreação enviada pela Cultuar, de Silvana, que animou as crianças. No dia 20, as crianças se divertiram com malabaristas, com o piu-piu, com o cover do Chaves e foram ao delírio com a presença dos covers dos Backyardigans. Dançaram, posaram para fotografias e cantaram com os personagens. No dia 21, teve a performance de uma aluna do grupo de dança Sheila Klautau,  e desfile de moda praia da grife Turtle.
           Domingo o evento ainda contou com a participação da feira “MANHÃ DE DOMINGO”, em frente ao Clube Comercial.
                                

            Todos os dias houve sorteio de brindes, doados pelos expositores e pelos apoiadores, como lanches da Cantina Natural, biquínis da Turtle Modas praia, saquinhos de terra e papel semente, da empresa PAPEL SEMENTE, trazidos por suas representantes, a diretora Andréa Carvalho e a gerente comercial Sílvia Barros, que vieram exclusivamente de Niterói para visitar a feira.; pães da Secretaria de Educação de Mangaratiba; livros do SPAsophia Cultura & Arte e produtos da Belíssima e da Fiel Produções.  O evento ainda contou com apoio da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, com a Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Atividades Econômicas, Turisangra, CULTUAR, Ateneu Angrense de Letras e Artes e Hidrafer.
            Os visitantes perguntavam a todo o momento quando será o próximo.  Organizadores e participantes  do evento firmaram compromisso para a segunda edição, no próximo ano, com mais expositores e mais atrações.

           Por Denise Constantino
            

quinta-feira, agosto 11, 2011

OFICINA DE BALÕES ART-LATEX

‎1º Salão Sustentável de Festas e Serviços da Costa verde


CLUBE COMERCIAL - ANGRA DOS REIS

Sexta-feira 19/08

15:00h Técnicas básicas de decoração com balões profissionais (Arco espiral de 02 e 03 cores)

Sábado 20/08

10:00h Técnicas básicas de manipulação com balão stick ball 260

15:00h Técnicas básicas de decoração com balões profissionais (Arco espiral de 04 cores e flores)

 
Domingo 21/08

10:00h Técnicas básicas de manipulação com balão stick ball 260

1ª SALÃO SUSTENTÁVEL DE FESTAS E SERVIÇOS DA COSTA VERDE

quinta-feira, agosto 04, 2011

CHAVES E CHIQUINHA

1º Salão Sustentável de Festas e Serviços da Costa Verde


CLUBE COMERCIAL - 18 a  21 de AGOSTO 2011
ANGRA DOS REIS
contato: carmenamazonas@bol.com.br
(24) 9225-7705

PAPEL SEMENTE


Informações: carmenamazonas@bol.com.br / (24) 9225-7705

segunda-feira, agosto 01, 2011

PARATY ECO FASHION

Nos dias 5 a 7 de agosto acontecerá em Paraty, o Paraty Eco Fashion, com exposição e desfile de moda sustentável. O objetivo é promover um grande encontro de estilistas, designers e estudantes de moda, que tenham como propósito a Eco moda. Também pretende-se promover a conscientização do momento que o planeta está passando e da educação ambiental. Acontecerão palestras, exposições, workshops, exibição de filmes,  desfiles e shows musicais e de dança. Emília Duncan, estilista da Rede Globo, estará presente e apresentará a palestra "Reciclagem e responsabilidade social no processo criativo do figurino", no domingo. O evento é uma boa oportunidade para adquirir conhecimento, tanto para aqueles que já estão desenvolvendo um novo olhar sobre o nosso planeta, quanto para os que precisam desenvolver, porque a semente já está sendo plantada, basta que reguemos e cuidemos para que floresça um novo tempo.


quinta-feira, julho 14, 2011

AS BICICLETAS DE DAVID BYRNE

A mesa 16 da FLIP 2011 apresentou David Byrne, o criador dos Talking Heads, que defende o transporte alternativo como forma de contribuir para a não poluição do meio ambiente e costuma pedalar sua bicicleta pelo mundo todo, inclusive quando viaja em turnês. Seu livro Diários de bicicleta relata suas impressões e vivências das cidades por onde passou. Segundo Byrne, a cidade é lugar de encontro, de troca e por onde viajou viu muitos espaços ociosos e abandonados e cidades mal estruturadas fisicamente. Antes de ser anunciado, foi exibido um vídeo sobre a bicicleta retratada no cinema e sua palestra foi ilustrada por slides de cidades que conheceu, apontando falhas e as melhorias possíveis. David Byrne chamou a atenção para áreas que são zonas mortas, que só servem para estacionamento, onde não há lojas, praças, nenhuma interação entre as pessoas. Um de seus slides tratava-se de uma Plaza na Itália, onde não é proibido entrar carros, mas acabam não trafegando, dando a preferência para os ciclistas. Dá exemplos de cidades, como no México, de ruas que em alguns dias são só utilizadas pelos pedestres. Ele disse que as cidades podem ser transformadas de várias formas e citou exemplos inclusive no Brasil, como o grupo Afro Reggae, que vem transformando as favelas. Citou também as favelas da Holanda, que tiveram as casas todas coloridas para ficarem mais receptivas.
A vantagem do uso da bicicleta é que nos proporciona uma maior visão das paisagens e dos problemas urbanos, que muitas vezes são ignoradas quando estamos de carro. Lembrou que o uso de bicicleta faz diminuir o número de acidentes de automóveis. David contou que há cidades que incentivam o uso de bicicleta com descontos em impostos, através de um sinalizador que é colocado na bike. Outro exemplo citado por Byrne, no Brasil, foram as faixas de pedestres e ciclistas por toda a avenida de Curitiba e que foi copiado por Bogotá. Citou Copenhague, Berlim e Amisterdã como as cidades que possuem as melhores ciclovias, dentre as que conheceu.
Seu companheiro de mesa, o engenheiro Eduardo Vasconcellos, expôs de forma realista a questão do transporte alternativo no Brasil. Começou dizendo que muitas alternativas que servem para países ricos não são eficazes para países em desenvolvimento. A cidadania e a democracia em países ricos são mais fortes e são novas e frágeis em países emergentes. Quem é pedestre e usa bicicleta como meio de transporte não tem influência nas políticas públicas e não conhecem os poderes e interesses que existem por trás dessas políticas. Nós construímos cidades hostis e perigosas para pedestres e ciclistas. Os ricos que têm automóveis consideram essas pessoas como de classe inferior, são pró-automóveis, não usam transporte público, são os que causam mais poluição, consomem mais energia e causam mais acidentes. Primeiro, temos que combater o mito de que os automóveis são a solução para o transporte e criar uma conscientização nas pessoas, gerar conhecimento e educação. Mas, a reformulação tem de ser devagar, porque haverá muita oposição de quem tem automóveis e motos.
Convenhamos, é difícil imaginar um executivo de terno e gravata indo para seu escritório em plena Avenida Paulista, de bicicleta, ou entrando em um ônibus super lotado e ir espremido entre a multidão. Porém, devemos pensar que como a maioria é a classe que se sujeitaria a experimentar um transporte alternativo como a bicicleta, podemos ter esperança de que um dia nosso planeta seja menos poluído. Resta aos inseparáveis dos automóveis o respeito no trânsito àqueles que pensam em um planeta melhor. Em Angra dos Reis, por exemplo, existem muitos usuários de bicicleta, principalmente no bairro Grande Japuíba, que cresce cada vez mais. Uma boa opção seria a construção de uma ciclovia ligando esse bairro ao centro da cidade, o que tornaria a vida dos usuários mais fácil e mais segura. David Byrne nos mostrou como deveria ser, Eduardo Vasconcellos nos contou a realidade caótica das grandes cidades do Brasil e nós devemos nos conscientizar pelo menos de uma coisa: é nosso dever pensar e praticar a sustentabilidade de nosso planeta.

Por: Denise Constantino
Foto: http://www.google.com.br/

quarta-feira, julho 13, 2011

FLIP 2011 - IMPRESSÕES 4

O último evento da Flip, para mim, foi decepcionante. Comprei o ingresso interessada na leitura de livro de cabeceira pelos autores convidados. A mesa começou com a Macumba antropófoga de Zé Celso, que durou mais de 3 horas e vi-me assistindo a uma festa dionísiaca, com direito a nudismo explícito de homens e mulheres, inclusive alguns mais afoitos do público, que quiseram mostrar tudo e participarem da peça. No final, houve um banquete à moda Dionísio: frutas e vinho. Somente três autores tiveram coragem de comparecer: valter hugo mãe, Pola Oloixarac e Eduardo Sterzi. Mesa cansativa e frustrante.
Pontos negativos além da macumba antropófaga: as falhas no áudio, na tradução e na imagem do vídeo na tenda do telão; o atendimento em câmara lenta no guichê de venda de ingressos; os banheiros que não tinham onde lavar as mãos. De boa vontade e cúmplices do público, os serventes dos banheiros espirravam álcool nas mãos dos usuários. Será que os organizadores não sabem que faz parte da boa higiene lavar as mãos após usar o banheiro?

Até o próximo ano Flip, com a poesia magistral de Carlos Drummond de Andrade e torçamos para que Paraty seja eleita Patrimônio Cultural da Humanidade.

Por: Denise Constantino
Foto: Carmen Amazonas

FLIP 2011 - IMPRESSÕES 3

     A mesa 12 teve um fraco Marcelo Ferroni, que escreveu uma história sobre Che Guevara ficcional, o ótimo e preciso Edney Silvestre e o centrado Teixeira Coelho. Edney Silvestre afirmou convictamente que não quer e não devemos esquecer os “escombros”, referindo-se à época da ditadura e ao governo de Collor, após Teixeira Coelho citar uma frase de Borges em que disse que “esquecer o ruim também é ter memória”. A discussão também girou em torno do tema verdade x ficção. O que interessa é a verdade inacessível, que é o motor da literatura. Teixeira Coelho ainda citou que felicidade é escrever ficção.
     A mesa 13 teve o divertido e amnésico João Ubaldo Ribeiro, que falou sobre sua terra natal: Itaparica, que é local constante em seus romances e contou a história do verdadeiro Sargento Getúlio, título de um de seus livros. Ubaldo contou que escreveu “Viva o povo brasileiro”, um livro grande, como desafio ao seu editor que reclamou que o escritor só escreve livros pequeninos que podem ser lidos na ponte aérea. João Ubaldo ainda disse que tem um anjo da guarda chamado Pepe e que é padroeiro de Nossa Sra. Perpétuo Socorro, embora não seja católico por não aceitar os magistérios da igreja.

A mesa 14 teve um James Ellroy altivo e eufórico, que começou de pé, a frente do encolhido mediador Arthur Dapieve, lendo um trecho de seu romance policial mais novo, Sangue Errante. Aos 10 anos, a mãe de James Ellroy foi assassinada brutalmente e o crime nunca foi solucionado. Ellroy mostrou-se excêntrico e afiado, disse que se fosse um compositor seria Beethoven, se fosse um líder religioso, seria Deus. Nada modesto. Ellroy é fascinado por Beethoven, disse que tem vários bustos do compositor em sua casa. Afirmou que é avesso à tecnologia e que escreve seus livros à mão. Terminou com uma pergunta: “ninguém vai perguntar por que eu escrevo?” E respondeu recitando uma poesia.
     A mesa 15, no último dia, foi dedicada também ao antropofagismo de Oswald de Andrade. João Cezar de Castro Rocha falou com a sua postura de professor acadêmico sobre o que seria antropofagia. Já Eduardo Sterzi começou mal, se diminuindo frente ao seu colega de mesa e aos outros que falaram sobre Oswald anteriormente.

Por: Denise Constantino
foto: Carmen Amazonas

FLIP 2011 - IMPRESSÕES 2

Na palestra de abertura da Flip teve o professor Antônio Cândido, que conheceu pessoalmente Oswald de Andrade e contou particularidades sobre a vida do autor homenageado. Dividiu a mesa com José Miguel Wisnik, que, sendo aluno, teve a fala mais rebuscada que o próprio professor. O professor disse que a obra de Oswald não é muito conhecida porque foi ofuscada pelos rumores de sua vida, pelos mitos que se criaram em torno do escritor, e não era fácil encontrar suas obras no seu tempo. Oswald tinha presença de espírito, era excêntrico, sarcástico, massacrava quem falasse mal dele, tornava-se enfurecido, agressivo. Porém, não sabia viver só, precisava de amigos, de ser compreendido, de ser apreciado e não guardava rancor. Nessas horas era polido, atento e bem educado. Soube usar a arma do riso, que foi um dos grandes instrumentos do Modernismo. O próprio Wisnik, junto com Celso Sim começou o show de abertura, que teve como convidada especial, uma Elza Soares pura fibra que mal andava e que cantou sentada, mas com a mesma voz inconfundível e a vontade de estar na Flip.

A mesa 1 teve a poetisa laureada da coroa britânica, Carol Ann Duffy. Ela leu trechos de seu livro, em pé, no púlpito e ao responder sobre o ensino de fazer poesia, disse que as técnicas podem ser ensinadas, mas é necessário a fruição. Já Paulo Henriques Britto foi bem objetivo e pragmático, disse que se pode sim ensinar a escrever poesia, mas isso não quer dizer que o aluno será um poeta, só se ele quiser.
A mesa 2 teve como assunto as idéias modernistas de Oswald de Andrade e discutiu-se muito sobre antropofagia. A mês 5 teve o argentino Andres Neuman e o americano Michael Sledge, que escreveu A Arte de Perder, baseado na vida de Elizabeth Bishop e Lota de Macedo Soares. Enquanto Andres disse que a escrita vem do espanto, Sledge disse que é melhor fazer pesquisa para escrever.
A mesa 6 teve a maior atração da Flip 2011, o português valter hugo mãe (minúsculo como ele mesmo escreve) e a argentina Pola Oloixarac. Enquanto valter emocionou a todos ao ler uma carta onde declarou seu amor pelo Brasil e arrancou gargalhadas com suas tiradas engraçadas, Pola entediou e foi ofuscada pelo carisma de valter. O livro de lançamento de valter é “a máquina de fazer espanhóis” e ele disse que o momento de escrever para ele é o momento de salvação. Contou que foi convidado para dormir na cama de Fernando Pessoa e que não gostou, porque a cama é estreita e dormiu mal.
A mesa 8 teve o irreverente Ignácio Loyola Brandão, com Contardo Calligaris, substituindo Antonio Tabucchi. Loyola arrancou risos da plateia com seus causos. Disse que às vezes escreve crônicas com ódio e que observa tudo ao seu redor. Falou que existem nomes que destroem os personagens e mostra seu caderninho onde anota nomes excêntricos, de pessoas que conhece. Disse que a crônica é um olhar sobre o mundo e que toda história tem um pouco de autobiografia. O personagem é aquilo que o autor gostaria de ser. Por isso Loyola faz ficção.

Por: Denise Constantino
Foto: Carmen Amazonas

FLIP 2011 - IMPRESSÕES

A 9ª edição da FLIP fez jus às edições anteriores: nota 10! E continua crescendo. Este ano, os parceiros, patrocinadores e apoiadores tiveram um espaço (estandes) e ofereceram agrados ao público. A Folha de São Paulo distribuiu café e jornal em seu estande próximo às tendas. No seu outro espaço, Casa Folha, ofereceu saraus, palestras com nomes de destaque, como Ferreira Gullar, vinho e café. O estande da CPFL Energia ofereceu um espaço simpático, com poltronas e transmissão ao vivo das palestras em aparelho de TV. O estande da Petrobrás ofereceu redes e a Suzano Papel e Celulose apresentou um novo papel, denominado Pólen, que promete maior nitidez e claridade das letras, com o slogan: “você pode ler mais”. A Casa SESC ofereceu uma programação intensa: vídeos, exposição, lançamento da revista Palavra, do catálogo Tempo de Almanaque, apresentação da Banda de Congo Panela de Barro, bate-papo com os vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2010 e Cristóvão Tezza, sarau com os vencedores do Prêmio Off Flip 2011. A Off Flip, como todo ano, ofereceu uma programação ampla, com conversas literárias, saraus, música, maracatu, em vários espaços de Paraty. Destaque para os acadêmicos do Ateneu Angrense de Letras e Artes, José Mário dos Santos e Ednéa Pascoal. Os eventos na Casa de Cultura foram bons, o que prejudicou foi a falta de organização, devido à fila enorme e à demora para entrada do público. Fiquei espantada com a falta de educação das pessoas que ao mesmo tempo em que pareciam intelectualizadas, demonstraram ter total descompostura, passando a frente das pessoas que estavam cansadas de ficar na fila. Dentre as atrações, destaco Literatura em Língua Portuguesa: caminhos abertos, onde se discutiram o panorama da tradução das obras brasileiras em outros países. O melhor mesmo foi a palestra de José Paulo Cavalcante, autor de Fernando Pessoa – uma quase autobiografia, que escreveu após uma grandiosa pesquisa sobre o poeta português. José Paulo encantou o público contando seus percalços durante a pesquisa e curiosidades sobre a vida de Fernando Pessoa.

Por: Denise Constantino
Foto: Carmen Amazonas

terça-feira, julho 12, 2011

CONSULTORIA SUSTENTÁVEL NA COSTA VERDE NEGÓCIOS 2011



      A Costa Verde Negócios teve este ano um serviço agregado mostrando que está engajado na qualidade e na sustentabilidade. Trata-se da consultoria sustentável fornecida pela Fiel Produções de Mariane Arantes e SPAsophia Cultura & Arte de Carmen Amazonas, que orientaram o recolhimento dos resíduos produzidos durante o evento. Foram espalhados diversos banners informativos sobre o consumo consciente e ações sustentáveis na praça de alimentação, além de containers para resíduos recicláveis e não-recicláveis fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, o que geraram diversos comentários positivos e elogios tanto dos expositores quanto dos visitantes. Os expositores foram orientados quanto ao compromisso da Costa Verde Negócios com a sustentabilidade e receberam caixas para coleta de resíduos secos. Seis catadores de resíduos fizeram o serviço de coleta. Um carrinho denominado Jabiranga, construído pelo Sr. Geraldo, líder dos catadores, ficou estacionado próximo à tenda e acolheu, junto ao recipiente montado todos os resíduos recolhidos. A Secretaria de Meio Ambiente também forneceu 4 monitores para ajudar nas orientações. O resultado de todo serviço foi o recolhimento de 70 litros de óleo e 1 tonelada de resíduos, sendo 800 kg de resíduos recicláveis e 200 kg não-recicláveis. Os resíduos recicláveis foram doados aos catadores para venderem às fabricas de reciclagem, garantindo-lhes assim, uma geração de renda. Outro resultado positivo foi a promessa de doação dos banners utilizados na feira pelos expositores, que serão transformados em bolsas e serão oferecidas aos comerciantes. A Consultoria Sustentável doou um espaço em seu estande para As Vermelhas, grupo de mulheres de Praia Vermelha, Ilha Grande, que desenvolvem um trabalho de reaproveitamento de óleo para fazer sabão e fazem bolsas a partir de banners, visando a preservação do meio ambiente, o que vai ao encontro dos propósitos da SPAsophia Cultura & Arte e Fiel Produções, neste momento em que o mundo clama por uma nova ordem, a sustentabilidade. 

AS VERMELHAS

terça-feira, julho 05, 2011

FIM DE SEMANA ECLÉTICO

O próximo fim de semana será movimentado na região da Costa Verde: Angra dos Reis, Ilha Grande, Paraty. Começando dia 6/7/11, tem a Feira de Negócios da Costa Verde, na Praia do Anil, para quem quiser dar uma volta entre estandes comerciais diversos, assistir palestras e participar de promoções que sempre acontecem. A SPAsophia Cultura & Arte estará presente com a consultoria sustentável, para a correta gestão dos resíduos, com a coleta seletiva e a conscientização do consumo ecologicamente correto, em parceria com a Fiel Produções. Para quem curte literatura e ver gente de todas as partes do mundo, neste mesmo dia também começa a FLIP, em Paraty, que neste ano homenageia Oswald de Andrade e terá no show de abertura, Elza Soares. No dia 7/711, na Ilha Grande, para os amantes da música, tem o Festival de Música, tradicional de todo ano, que terá no sábado a cantora Gal Costa. 
BOA DIVERSÃO!

segunda-feira, junho 20, 2011

Festival de Jazz - Paraty



A 3ª edição do Bourbon Festival Paraty 2011 nos dias 17 a 19/6/11 mais uma vez agradou ao público. Foi a primeira vez que marcamos presença e apreciamos muito. Não podemos falar pelas 2 primeiras noites, mas nos contaram que a apresentação do Playing for Change foi emocionante. Pudemos assistir os Buskers Street Band e o grupo Orleans St Jazz Band tocando pelas ruas e sentimo-nos em Nova Orleans, nos Estados Unidos. No palco da Matriz, com grande atraso, ouvimos a americana Jane Monheit, que tocou jazz lentinho e o grupo Oito do Bem, que com talento e irreverência, apresentou músicas pop internacional e nacional com arranjos de jazz. Destaque para a performance gestual do cantor Tony Gordon, que até parecia o James Brown. Chique foi ele tomando vinho durante o show. Será que é bom para a garganta? O último show da noite, cerca de 1h da madruga, foi o mais esperado e que levou um público considerável a se espremer na quadra, onde aconteceram os shows, Maria Gadú. Nossa! Como pode uma menina ter uma voz tão poderosa? Simpática, carismática. Seus agradecimentos partiam de uma voz singela e modesta, como se ainda não acreditasse que pudesse arrebatar tantos aplausos e aclamações. Foi catártico.

Por: Denise Constantino
Fotos: Carmen Amazonas

Os Sentidos do Olhar - Abertura



No dia 15/6/11 aconteceu a abertura da exposição "OS SENTIDOS DO OLHAR", de arte tátil, na Casa Larangeira, da artista plástica Patrícia Magno, com produção cultural da SPAsophia Cultura & Arte e Fiel Produções e curadoria de Carmen Amazonas. O evento foi contemplado pela apresentação do Grupo Visão sem Limite, que cantou música popular brasileira. O público pôde apreciar as obras feitas de resíduos que virariam lixo, primando pela arte sustentável. As pessoas foram convidadas para colocarem uma venda nos olhos e percorrerem os materiais expostos para sentir com os outros sentidos: tato e olfato. A exposição fica até o dia 30/6/11. Venha desgustar essa arte, com as mãos, com os olhos e com o olfato.

Professora Kelly - E.M. Alberto Teixeira Pinto - Mangaratiba

Livro Reciclado - Carmen Amazonas



Este livro é o livro de visita da exposição "Arte Renovada", que está em Mangaratiba. Foi feito todo de material rejeitado, que viraria lixo e com folhas.

Autora da obra: Carmen Amazonas

Abertura "Arte Renovada" - Mangaratiba

Abertura da exposição "Arte Renovada", da artista plástica Patrícia Magno, dia 13/6/11, na Escola Municipal Adalberto Pereira Pinto. Carmen Amazonas falou da importância da sustentabilidade no mundo, com os cuidados para o consumismo exarcebado, que acaba produzindo mais lixo do que nosso planeta pode aguentar.

terça-feira, junho 14, 2011

XIV CONCURSO DE CONTOS ALÍPIO MENDES

Promovido pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes, o prazo é até 05/08/11. Poderão concorrer qualquer pessoas do território nacional com 1 trabalho inédito de tema livre. Deverá ser digitado em 3 laudas, de um só lado da folha, com pseudônimo e título, somente. Enviar 6 cópias em um envelope grande. Dentro desse envelope também deverá haver uma sobrecarta fechada contendo nome, endereço, telefone, e-mail e na parte externa, o título da obra e pseudônimo. Enviar tudo para:
Ateneu Angrense de Letras e Artes
XIV Concurso de Contos Alípio Mendes
CX Postal 7335
Pça Guarda Marinha Grenhalgh 59, São Bento. 23900-240

A premiação acontecerá dia 24/9/11 às 19h, no Clube Comercial, em Angra dos Reis. Serão dados troféus e certificados ao 1º, 2º e 3º lugares e menção honrosa ao 4º até o 10º lugar. Para os classificados até o 3º lugar, se não forem de Angra dos Reis, terão direito a pernoite, extensivo a acompanhante.
Informações: http://www.ateneuangrense.com.br/