Aconteceu dia 17 de Abril, no Convento São Bernardino de Sena, o encontro para o diagnóstico preliminar para o Plano Estadual de Cultura, com a presença da secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes. Das 9 às 17 hr, representantes da cultura de Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Paraty estiveram discutindo e debatendo com o público presente sobre o norteamento da cultura na região da Costa Verde. Os temas propostos foram Patrimônio material e imaterial, cultura e educação e turismo cultural. Foi uma pena que a literatura não foi mencionada, embora estivesse embutida em alguns projetos apresentados por Itaguaí. Nos questionamentos e debates, surgiram as mesmas reclamações de todos os encontros sobre plano de cultura: a dificuldade de preparar um projeto para participar dos editais e a falta de recursos para os artistas se apresentarem. Nota-se que, primeiramente, o governo, na esfera municipal e estadual, precisa promover cursos de capacitação em projetos para que os artistas e fomentadores culturais aprendam a fazer um projeto e assim, possam usufruir dos editais de cultura que o Estado está lançando. Todos querem uma fatia dos 21 milhões destinados para as diversas setoriais culturais, que serão também compartilhados com os municípios.
O evento começou com conceituações sobre o Sistema Estadual de Cultura, que propõe que municípios e agentes culturais trabalhem em conjunto para o fomento da cultura. Diante das dificuldades de se fazer cultura, citadas pelos palestrantes e participantes, Adriana Rattes, com sua simpatia e simplicidade, pediu para que se pensassem em cultura como uma potência e não nas dificuldades.
Foi citado também que cultura e educação estão intrinsicamente relacionadas, uma não existe sem a outra.
As ideias, opiniões e reclamações foram gravadas e serão estudadas para constar no Plano. Outros encontros foram prometidos, que acontecerão durante o decorrer do ano.
O encontro terminou com a singela apresentação do coral infantil da Casa de Cultura, coordenado por Bruno dos Anjos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário