terça-feira, junho 26, 2007

HOMENAGEM

Ultimamente tem-se falado constantemente sobre um grande escritor brasileiro, sexto ocupante da Cadeira nº 32 na ABL, eleito em 3 de Agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado, e por isso merece um espaço nesse espaço que só pretende homenagear os que contribuem para que o nosso mundo seja melhor, promovendo a arte. Ele nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de Junho de 1927. Seu pai foi assassinado durante a revolução de 30, por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá. Lá, ele assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, de onde tirou inspiração para suas produções teatrais. Em 1942 foi para Recife, onde iniciou a Faculdade de Direito. Nessa época, começou a escrever suas peças, sendo a primeira Uma Mulher Vestida de Sol. Formou-se em 1950 e recebeu o Prêmio Martins Pena pelo Auto de João da Cruz. Teve uma doença pulmonar e mudou-se novamente para Taperoá. Em 1955 escreve Auto da Compadecida, peça que o projetou em todo o país. Em 1956, abandonou a advocacia para tornar-se professor de estética da Universidade Federal de Pernambuco. Em 1959 fundou o Teatro Popular do Nordeste. Interrompeu sua bem sucedida carreira de dramaturgo para dedicar-se às aulas de Estética na Universidade Federal de Pernambuco. Em 1194, aposenta-se. Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura em Recife. Também se dedicou à prosa de ficção publicando o romance A Pedra do Reino, exibido recentemente (uma adaptação) na Rede Globo. Foi também membro da Academia Paraibana de Letras e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2000.
Dentre suas inúmeras obras, destacamos: no teatro: Uma mulher vestida de sol; Cantam as harpas de Sião; Os homens de barro; Auto da Compadecida; O desertor de Princesa; A pena e a lei; A caseira e a Catarina; Farsa da boa preguiça. Ficção: A história de amor de Fernando e Isaura; As infâncias da Quaderna; Fernando e Isaura.
No mês de Julho, mesmo com um pouco de atraso, estaremos prestando uma homenagem a ele no SPAsophia, espaço físico, inaugurando uma série de homenagens que iremos prestar aos escritores brasileiros. Esse é apenas um de nossos projetos, aguardem os próximos. Ah...Ele, quem descrevemos aí em cima, é o grande ARIANO SUASSUNA.

Nenhum comentário: