quarta-feira, março 27, 2013

SEMANA SANTA EM ANGRA DOS REIS


Exposição sobre história da data mais importante do calendário católico abre os festejos
Ensaio do ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO com atores de Angra dos Reis
A Semana Santa, a mais importante data do calendário católico, será marcada em Angra dos Reis por uma extensa programação religiosa que começa na sexta-feira, dia 22 de março, por uma exposição que contará um pouco da história da Semana Santa desde a década de 20 até os dias de hoje e a história da devoção a São Benedito, padroeiro de Angra dos Reis, que é festejado na segunda-feira após a Páscoa.

A tradição de celebrar os diversos ritos litúrgicos da Semana Santa sempre foi muito forte em Angra dos Reis onde os fiéis faziam questão de manter os costumes como cobrir as imagens com pano roxo, não comer carne vermelha na quaresma e principalmente na sexta-feira santa onde não se falava alto, não se pescava, realizavam-se somente tarefas indispensáveis, vestia-se roupas escuras e ainda mantinha-se o jejum e a abstinência.

Com o passar do tempo alguns costumes caíram em desuso. O surgimento da televisão, o esfriamento das devoções e as interpretações equivocadas do Concílio Vaticano II nos anos 70 levaram a extinção de quase todas as solenidades, restando apenas alguns preceitos preservados pelos mais religiosos que sobrevivem até hoje mantendo viva esta tradição.

Em 1994, com base em pesquisas apoiadas pela Prefeitura, algumas procissões foram reativadas e vem sendo realizadas com grande participação da população até hoje.

Com o objetivo de traçar um paralelo entre as comemorações nas décadas passadas e nos dias de hoje, a Fundação Cultural de Angra dos Reis - Cultuar preparou uma exposição com fotos, jornais, cartazes, figurinos como casulas e capas usadas pelos padres, vestimentas usadas pela Corte Negra e imagens para contar à nova geração como era festejada a Semana Santa e o Dia de São Benedito na cidade antigamente. Para o Gerente de Patrimônio Histórico da Cultuar, Marcos César Cardoso, as mudanças não diminuem a importância desta festa na história de Angra.

— As celebrações mudaram muito em função dos costumes que se perderam e da própria liturgia da igreja católica, mas não perderam a sua essência, a sua fé, tanto que sobrevivem até hoje e isso é o mais importante — lembrou Marcos César.

Já a devoção a São Benedito iniciou-se no século XVII, introduzida pelos franciscanos quando fundaram o Convento São Bernardino de Sena e logo após a Irmandade de São Benedito, composta por escravos que, através de um sorteio anual, adquiria a Carta de Alforria de um dos seus membros. O dia para festejar o santo, segunda-feira após o Domingo de Páscoa, foi pensada justamente para proporcionar aos escravos a sua participação nos festejos já que os senhores deixavam as fazendas e vinham para a cidade com seus escravos para comemorar a páscoa e a Irmandade aproveitava a presença de seus membros para promover a festa, que hoje faz de São Benedito um dos santos de maior devoção entre os angrenses.

A festa ainda mantêm tradições seculares como o levantamento do mastro,a procissão com as imagens do Menino Jesus da Cabeleira e de Nossa Senhora do Rosário, a presença dos membros da irmandade, o almoço comunitário, a Corte Negra,as tradicionais barraquinhas e a Missa campal. Outras, como a caixinha de ofertas que percorría as ruas da cidade conduzida por uma membro da irmandade pedindo ofertas para o santo se perdeu desde que o último membro da irmandade que fazia este serviço veio a falecer.

Com a ruína do Convento São Bernardino de Sena na década de 20, a realização da festa passou por várias igrejas do centro, sendo a Igreja de Santa Luzia usada como sede da Irmandade e a missa campal realizada no Cais de Santa Luzia,com grande participação dos fiéis e devotos do santo, considerado milagroso.

Todos os detalhes da história da Semana Santa em Angra dos Reis e da festa em homenagem a São Benedito serão contados na exposição “ Semana Santa e São Benedito em Angra dos Reis”, de 20 de março a 04 de abril, das 10 às 20h, na Casa Larangeiras.

É realmente uma grande oportunidade para se conhecer um pouco mais da nossa história!

Segue abaixo toda a programação da Semana Santa em Angra dos Reis, uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Ordem Terceira do Carmo com apoio da Cultuar..


SEMANA SANTA – ANGRA DOS REIS 2013


Dia 22 de março – Sexta-feira
19h VIA SACRA PAROQUIAL, saindo da igreja Matriz com término no Carmo.



Dia 23 de março – Sábado

07h30 CONFISSÃO COMUNITÁRIA na Matriz
19h30 MISSA no Carmo



Dia 24 de março – Domingo de Ramos

08h BENÇÃO DOS RAMOS, na comunidade São Bento e em seguida, PROCISSÃO, até o Convento do Carmo e MISSA.
18h MISSA no Carmo
20h MISSA no Carmo


Dia 25 de março – Segunda-feira Santa

19h30 MISSA no Carmo , saindo em seguida a PROCISSÃO DO DEPÓSITO, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de São Benedito, que será recebida na Av. Raul Pompéia pelo Apostolado da Oração e pela Ordem Franciscana Secular, seguindo para a Matriz, onde a imagem do Senhor dos Passos ficará exposta para veneração.



Dia 26 de março – Terça-feira Santa


19h30 PROCISSÃO DO ENCONTRO, saindo da Matriz com a imagem dos Senhor dos Passos conduzida pela Irmandade de São Benedito, Apostolado da Oração e Ordem Franciscana Secular. Do Carmo, sairá a imagem de Nossa Senhora das Dores até o Largo da Matriz, onde será pronunciado o Sermão do Encontro.



Dia 27 de março – Quarta-feira Santa


07h30 MISSA no Carmo
19h MISSA DOS SANTOS ÓLEOS, na Catedral de Itaguaí.
Obs. Todo o povo é chamado a participar dessa Missa, por ser sinal de comunhão com toda a Diocese de Itaguaí. Não haverá atividade na Paróquia.


Dia 28 de março – Quinta-feira Santa

15h30 MISSA no Asilo
19h30 CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR, com a cerimônia do LAVA-PÉS, no Carmo e TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO para a Capela da Ordem Terceira do Carmo, onde haverá adoração dos fiéis até às 22h.


Dia 29 de março – Sexta-feira da Paixão


07 às 12h ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
15h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR no Carmo. Após a celebração,haverá exposição e guarda da imagem do Senhor Morto, na Matriz.
19h – CERIOMÔNIA DO DESCIMENTO DA CRUZ e PROCISSÃO DO SENHOR MORTO, que percorrerá o itinerário de costume, acompanhada pelas associações religiosas, movimentos pastorais, banda de música e povo em geral. Nos diversos Passos, a Verônica cantará a Lamentação.



Dia 30 de março – Sábado Santo


19h – CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL com BENÇÃO DO FOGO, do CÍRIO PASCAL, da ÁGUA, e RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO, no Carmo.
21h30 – ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO com atores de Angra dos Reis, na Praça da Matriz.


Dia 31 de março – Domingo de Páscoa


05h – PROCISSÃO DE CRISTO RESSUSCITADO, saindo do Carmo até a Matriz, seguida de MISSA e CAFÉ COMUNITÁRIO.
18h - MISSA, no Carmo
20h – MISSA, no Carmo

CF 2013 Tema: FRATERNIDADE E JUVENTUDE
Lema: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME”!(Is 6, 8)

Realização: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Ordem Terceira do Carmo
Apoio: CULTUAR – Prefeitura de Angra


Subsecretaria de Comunicação - PMAR