sábado, março 31, 2007

LIVROS LIVROS!

Em breve, um sonho realizado. O cheiro, as imagens, as viagens, os livros...Inauguraremos um espaço para locação de livros, sebo e auxílio para os que têm dificuldade de efetuarem seus trabalhos escolares. SPAsophia Cultura e Arte...Em breve...na Japuíba. E também teremos a página no www.portalcarpediem.org. Aguardamos a visita de todos.

quinta-feira, março 29, 2007

CASTRO ALVES- 160 ANOS

Por: Denise Fonseca

Em 14/03/1847 nasceu um dos mestres da poesia brasileira: Castro Alves, que completaria 160 anos. Estou um pouco atrasada, mas o que vale é a homenagem, seja em qual data for.

As Duas Flores

São duas flores unidas,
São duas rosas nascidas
Talvez no mesmo arrebol,
Vivendo no mesmo galho,
Do mesmo raio de sol.

Unidas, bem como as penas
Das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu....

quarta-feira, março 14, 2007

Todo dia é dia de POESIA!

(Por: Denise Fonseca)


A poesia é uma arte tradicional em que a linguagem humana é usada esteticamente, em que predomina o belo. Segundo Aristóteles, em sua obra Poética, a poesia tem três características: Verossimilhança (o que pode ser verdade); MÍMESIS (a arte imita a vida) e CATARSE (liberação das emoções, “lavagem da alma”). Através da poesia exprimimos sentimentos por meio de palavras ritmadas e exprimimos através da alma nossa visão de mundo. Segundo Adélia Prado, podemos fazer poesia de qualquer evento cotidiano, basta nos deixar levar pelo transcendental, pela sensibilidade da alma. Então, para comemorar o dia da poesia, podemos dizer que todo dia é dia de fazer poesia, basta deixar a alma livre.

AUTOPSICOGRAFIA (Fernando Pessoa)

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Dia da Poesia

Saudações a todos os poetas e amantes da poesia!!!
14 de março dia da poesia


"...Eis que surge uma palavra: AMAR.
Quatro letras que sozinhas não dizem nada ao meu pensar.
Uma palavra que vai fundo à minha alma e me faz despertar.
Penso na razão da sua existência,
Na descoberta da sua essência
E no espírito da sua eloqüência..."

Trecho da Poesia: Despertar / Carmen Amazonas

sábado, março 03, 2007

AFINAL, O QUE É FELICIDADE?




Por: Denise Fonseca

Muito se tem discutido sobre o que realmente é a felicidade, e até hoje, pouco se descobriu, ou nada. Ninguém encontrou uma resposta definitiva, concreta, considerada como verdadeira e absoluta, que pudesse satisfazer todos os afoitos em saber o sentido dessa palavrinha mágica, ou, desse sentimento tão cobiçado e pouco conhecido. Muitos falam que é um estado de espírito; outros falam que é a realização de todas as nossas necessidades, em todos os fatores de nossa vida, como: ter um bom trabalho, com um bom salário; uma casa, uma família; ter bens materiais; fama, sucesso e poder; inexistência de problemas; um amor; ajudar o próximo etc. Somando tudo isso, seria possuir um conjunto formado pelo material, emocional e o espiritual, este último muitas vezes não reconhecido por alguns estudiosos do assunto.
Segundo Abraham Maslow, o ser humano vive para satisfazer suas necessidades, que ele classificou em uma pirâmide. O objetivo é chegar ao topo (auto-realização), quando o indivíduo atingiria a plenitude de sua vida, tendo todas as suas necessidades atendidas.
É a busca da satisfação dessas necessidades que motiva as pessoas a seguirem em frente, galgando os vários degraus da existência. Perece uma busca interminável, porque assim que uma necessidade é satisfeita, surge outra. Fica o desafio então, se chegarmos ao topo – auto-realização, alcançaremos a tão sonhada felicidade? E o que acontece depois? Paramos?
Podemos achar que a felicidade não é desse mundo, pois parece algo inatingível. Acredito que antes de atingirmos algo que parece transcendental, devemos praticar o autoconhecimento (“conhece a ti mesmo”- Sócrates). Na verdade, a vida não é um problema, é um desafio e somos nosso maior desafio. Não sabemos ainda por que estamos aqui e para que. Como então podemos desvendar os mistérios de tão intensa plenitude? Em vez de ficarmos achando que a felicidade se encontra em fatores externos, não deveríamos olhar para dentro de nós, acreditando que é lá que estão as respostas para nossas aflições, angústias e insatisfações? Como disse Thomas Hardy: “A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” E você, já encontrou sua felicidade?