quinta-feira, setembro 28, 2006

SANTOS DUMONT- 100 ANOS DO 14 BIS



Desenho de Matheus Pimenta -13 anos



Por: Carmen Amazonas

Nascido em 20 de Julho de 1873, em Palmira-MG atual Santos Dumont, onde se encontra o Museu Cabangu. Alberto Santos Dumont, ou Santos=Dumont como gostava de assinar para demonstrar a igualdade que sentia por suas origens brasileira e francesa.
Era um apaixonado pela obras de Júlio Verne, que sempre inspiraram sua imaginação.
Em 1891 recebeu do pai parte da fortuna e emancipação jurídica, dando-lhe assim a liberdade para que fosse estudar na França, aprimorando seus conhecimentos na criação de inúmeros inventos por toda a vida.
Em 4 de Julho de 1898 subia ao céu o Balão Brasil, surpreendendo os parisienses pelo pequeno tamanho.
Na tentativa de solucionar o problema de dirigibilidade e propulsão dos balões, projetou o então Nº 1, com forma alongada de charuto, com hidrogênio e motor de propulsão a gasolina.
Em 25 de março de 1900, com o Nº 6, Santos Dumont conseguiu ganhar o Prêmio Deutsch, no valor de 129 mil francos, distribuindo entre a equipe e os desempregados de Paris, ao dar a volta na Torre Eifel em 30 minutos. O Nº 7 servia-lhe para corridas entre dirigíveis. Por ser supersticioso ao número oito, pulou então, para o Nº 9 que se tornou popular, sendo utilizado até para visitar amigos.
Em 23 de outubro de 1906, em Bagatelle, fez um vôo de cerca de 60 metros, a uma altura de 3 metros, com o seu 14-BIS, tornando-se o “PAI DA AVIAÇÃO”.
Após o 14-BIS surge a série de Demoiselle, leve e elegante.
Portador de esclerose múltipla encerrou as atividades de sua oficina em 1910 e retirou-se do convívio social.
1915- Retorna ao Brasil
Com depressão, encontra refúgio em Petrópolis, onde projetou e construiu seu chalé “A Encantada”, hoje Museu Santos Dumont. É possível ver diversas de suas criações, como o chuveiro com aquecimento a álcool, feito com um balde perfurado dividido ao meio com entradas para água fria e quente e duas correntes de dosagem de temperatura. As escadas tanto externas como internas tem os degraus recortados em forma de raquete; para facilitar a movimentos de subida e descida, evitando tropeços. Há também um observatório astronômico, com uma curiosa escada de acesso.
Entre suas invenções destaca-se ainda um motorzinho portátil de 1926 que facilitava o esquiador a subir ladeiras cobertas de neve. Em 1908, encomendou a Maison Cartier, um tipo especial de relógio que pudesse manter preso ao pulso, como havia feito durante o manejo de suas máquinas voadoras, quando ambas as mãos estavam ocupadas. Assim surgiu o Relógio de Pulso.
Conta-se que ao saber do uso de aviões na Revolução Constitucionalista de 1932, sobre forte depressão, aos 59 anos, no dia 23 de julho do mesmo ano, comete o suicídio, enforcando-se com uma gravata em um Hotel no Guarujá-SP. Seu nome ficou marcado para sempre na história da aviação.
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/
http://www.serranacenter.com.br/
http://www.cabangu.com.br/
http://revistaepoca.globo.com/

sábado, setembro 16, 2006

FÉRIAS


Foram sete dias de muita paz, harmonia, belas paisagens, boa hospedagem, comida quentinha e muita aventura é claro. O acolhimento da pousada Solar dos Ipês foi o melhor já encontrado. Simpatia e bom atendimento, misturados a uma instalagem rústica e aconchegante e um caldo quentinho no final de cada dia de aventura.
Foram inumeras cachoeira, acompanhadas por um guia simpático chamado "Lilo". Longas caminhadas nas montanhas da Serra do Cipó-MG, sempre com uma nova surpresa. Ao lado um pequena amostra:
Cachoeira da Serra Morena.